Blog

Outubro Rosa

Nosso corpo é uma máquina delicada e complexa, que trabalha o tempo todo. Temos que ficar alertas! Ele pede atenção e cuidado e nós temos razão extra para nos preocuparmos. Aliás, duas. 

O câncer mais comum entre as mulheres é o de mama: a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras. Quase 50.000 novos casos por ano. Sem causa única, possui alguns fatores de risco que merecem nossa atenção: aumento da idade, menopausa tardia, nunca ter engravidado, ter tido o primeiro filho após trinta anos, histórico familiar, excesso de peso e consumo regular de álcool. A melhor maneira de preveni-lo é o autocuidado. Precisamos conhecer nosso corpo! Assim, devemos ficar atentos aos seguintes sinais e sintomas: mudança no formato da mama, saída de líquido de origem desconhecida, vermelhidão, ardor ou coceira, ferida na pele, afundamento ou retração, nódulo na mama ou axila, veia facilmente observada, mudança na textura da pele, inversão ou mudança no formato do mamilo e dor constante na região das mamas ou axilas. 

Entretanto, este não é o único a causar medo entre a população feminina. Nos últimos anos, houve um aumento do número de casos de câncer do colo de útero no País. Entre os sintomas, estão sangramentos fora do período menstrual e dores durante a relação sexual.  Mas vale enfatizar que é um tipo de câncer que merece nossa atenção, pois é prevenível, evitável por meio da vacinação contra o HPV e curável. O exame preventivo é indolor, gratuito e está disponível o ano inteiro nos postos de saúde. Independente de ter ou não algum desses fatores, é fundamental que todos tenham em mente a prevenção e o dia rosa: o dia escolhido para cuidar da sua saúde. Isso porque a visita regular ao seu médico é a melhor maneira de evitar a descoberta tardia e suas complicações. Todos devem fazer o autoexame das mamas uma vez por mês e consultar o médico regularmente. O Laboratório Dra. Telma Menezes está ao seu lado nessa campanha. Junte-se a nós e fique de olho! Prevenir é viver com saúde.

No Comments
Post a Comment
Name
E-mail
Website